domingo, 31 de maio de 2009

Congresso PMDB-RJ: PMDB Socioambiental-RJ apresenta 27 propostas de políticas públicas para o meio ambiente


Vereadora Clarissa Garotinho, Presidente da FUG-RJ Fernando Peregrino e a Diretoria do PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ



Vereadora Clarissa Garotinho e a Diretoria do PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ


O tesoureiro do PMDB Carlos Carneiro e a diretoria do PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ.


Plenária do Congresso durante a fala do presidente da FUG-RJ Fernando Peregrino

O PMDB-RJ e a FUG-RJ realizaram ontem, 30 de maio, o Congresso do PMDB, evento que teve grande êxito e contou com a participação de deputados federais, deputados estaduais, vereadores, prefeitos, e também com grande número de militantes do partido de todo o Estado do Rio de Janeiro, inclusive com a participação dos núcleos partidários, a saber: PMDB Socioambiental-RJ, PMDB Afrobrasileiro-RJ, Juventude do PMDB, PMDB Mulher e PMDB Comunitário.

Para o congresso foi elaborado um relatório que continha as propostas de todas as comissões tematícas, entre elas a do meio ambiente. Aprovado por unanimidade, ele será encaminhado a Executiva Nacional do partido.

Convidado a participar como coordenador da área de meio ambiente, o PMDB Socioambiental representado pelo seu presidente Fernando Azevedo, recomendou a adoção de 27 propostas de políticas públicas. Cumprindo com o princípio da publicidade, tornamos público o conteúdo das propostas.

1.Transformar o Rio de Janeiro no primeiro estado do mundo a ter sua matriz energética 100% limpa e renovável, além de diminuir suas emissões de CO2 na atmosfera, com a transformação do lixo em biomassa, ou seja, em energia.

2.Criação de parques lineares, que além de representarem expansão da área verde no Estado, contribuirão para melhorar a permeabilidade do solo, minimizando as enchentes, além de proteger os cursos d'água ainda não canalizados. Os parques vão reduzir também as áreas de risco, na medida em que evitarão a construção de habitações irregulares nas áreas de várzea dos córregos e ampliar a qualidade de vida das populações que vivem na região, ao disponibilizar equipamentos de lazer. Esta medida visa minimizar os efeitos das fortes enchentes experimentadas pelo Norte Fluminense no início o ano, por exemplo.

3.Em vez de um muro para conter o crescimento de comunidades, o nosso objetivo é que, através da capacitação de moradores, haja plantação de bambu ou palmito (ou outra cultura), que além de ser uma proposta sustentável, é uma fonte de geração de renda para os moradores, evita efetivamente a degradação da área, apaga o caráter de exclusão imposto pelo muro, e atinge diretamente o objetivo que o muro propõe.

4.Preservação de nossas Reservas florestais no Rio de Janeiro, que hoje detêm uma biodiversidade 6 (seis) vezes maior que a da Floresta Amazônica.

5.Quanto aos resíduos sólidos e líquidos, estimulamos a reciclagem através dos trabalhos artesãos, trabalhos arquitetônicos e Ecopolos, A implementação de caminhões para catação desses resíduos também estão num outro formato, bem diferente dos caminhões atuais e transformação de esgoto em biodísel, são alguns exemplos.

6.Através da Educação e da Cultura Ambiental, uma nova educação voltada para o urbanismo, aproveitando o teatro, poesia, danças, folclore, plantio, alimento vivo e/ou qualquer outro instrumento cultural, com o objetivo de difundir as informações necessárias para essa modalidade educacional. Os instrumentos, as roupas e temas podem ser abordados com objetivo prático e de melhor resultado através da reciclagem contando com a criatividade e consciência.

7.Ainda através da Educação Ambiental, cursos de capacitação para jardineiros, pescadores, viveiristas e o que for necessário dentro dos projetos emergentes.

8.Promoção e incentivo ao eco-turismo nos bairros do Rio de Janeiro e cidades do interior, juntando nesses projetos: história, meio ambiente e geração de empregos.

9.Apoiamos a aprovação do Projeto de Lei n.º 203/91 que trata da Política de
Tratamento de Resíduos.

10.Concessão de incentivos fiscais para produtos provenientes de matéria prima reciclada.

11.Promover ação integrada entre Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Ibama, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ONG’s, para a realização de uma "Força-tarefa verde" com o objetivo de intensificar e promover fiscalização e controle de tráfico de organismos vivos; licenciamento ambiental quanto a destinação dos efluentes líquidos; quanto a proliferação indiscriminada de poços profundos e artesianos, e promover ações de proteção ao meio ambiente;

12.Estruturar e manter a Defesa Civil da cidade, com o objetivo de criação de grupo de combate a incêndio florestal e promover, em conjunto com o órgão ambiental e demais interessados estudos para implantação de planos de ação para atendimento a situações de emergência ambiental.

13.Ampliar e melhorar os serviços de coleta, remoção e tratamento de esgoto sanitário, de competência da Cedae;

14.Implantar coleta seletiva nos municípios do Estado em todos os níveis;

15.Promover, por parte dos poderes executivos e legislativos, leis de incentivos fiscais para a instalação de pequenas e médias empresas de reciclagem (não poluidora);


16.Implementar, por parte das Secretarias de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação, programa de capacitação de professores para educação ambiental;

17.Alocação de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para ações específicas de educação ambiental;

18.Cumprimento imediato da Lei nº. 10.257 (Estatudo das Cidades);

19.Promover parceria entre os órgãos ambientais do Estado e Município com o objetivo de elaborar um Diagnóstico Verde para o Rio de Janeiro.

20.Viabilizar em parceria com ONG’s, Instituições de ensino superior, órgãos governamentais a instituição de um Fórum Permanente de Meio Ambiente;

21.Ampliar a participação de entidades ambientais junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente;

22.Aumentar o grau de conectividade entre as áreas de conservação;

23.Criação de Central de Voluntariado – Brigadas Verdes, conforme lei federal;

24.Estabelecer, por parte da Cedae, política compensatória para a recuperação de mananciais;

25.Criação do Instituto de Pesquisa da Biodiversidade do Rio de Janeiro - A iniciativa da formalização do Instituto é de responsabilidade das Universidades e ONG’s;

26.Promover estudos para avaliar a sustentabilidade dos Aqüíferos do Estado do Rio de Janeiro;

27.Incentivar a implantação da Reserva Legal e Conservação das áreas de preservação permanente em todas as propriedades rurais do Rio de Janeiro.


Indubitavelmente, ontem, foi escrita uma nova página na história do PMDB-RJ. Pela primeira vez em toda a sua história, o partido convocou seus militantes para participarem dos debates da construção de um portfólio de políticas públicas para a construção de um estado forte, e de um projeto de governo para o país.

Registramos nossas felicitações a Carlinhos Carneiro (tesoureiro do PMDB), Fernando Peregrino (presidente da FUG), toda a equipe da FUG e aos militantes por terem construído mais um belo capítulo na história do PMDB.

Fernando Pereira de Azevedo
Presidente do PMDB Socioambiental e Coordenador da Comissão de Meio Ambiente

Conferência Internacional do Ano Internacional do Planeta Terra dos Países de Língua Portuguesa

Conferência Internacional do Ano Internacional do Planeta Terra dos Países de Língua Portuguesa

Sede a Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro
05/10/09
06/10/09

O Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), celebrado no triênio 2007-2008-2009, será encerrado pelos países de língua portuguesa em um evento no Rio de Janeiro em outubro. A Conferência Internacional do AIPT dos Países de Língua Portuguesa, que está sendo organizada pelo Comitê Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra no Brasil, terá a presença de cerca de 150 pessoas, entre elas 15 representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante os dois dias do encontro será discutido um acordo de cooperação em geociências, especialmente em alguns dos temas prioritários do AIPT, tais como água, energia e solo (alimentos).

O evento envolverá ainda a discussão do ensino das geociências nos diversos níveis de ensino.

O Comitê Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra é formado pelas seguintes instituições: Academia Brasileira de Ciências (Presidência), Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Representação da UNESCO no Brasil.

O Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) foi proclamado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2005 e está sob a responsabilidade maior da UNESCO e da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS).

http://www.brasilia.unesco.org/eventos/ConferenciaLusobrasileiraAIPT/

terça-feira, 12 de maio de 2009

Parabéns para todas as mães...inclusive a natureza!!!

Sempre vemos nesses segundos domingos do mês de maio, de todos os anos, comemorações às mães e a tudo que elas representam para a nossa sociedade e para as nossas vidas. São, geralmente, comemorações emocionantes que nos fazem refletir quão grande amor é esse que resulta em tanta renúncia e superação. Daí, concluirmos que existe um grande e inexplicável sentimento de cuidado e proteção que resulta na preservação da vida humana e que é um complexo de sensações inerentes à alma materna. É nesse contexto que podemos refletir e tentar compreender a mãe natureza que doa circunstâncias para uma vida intensa e feliz na terra.

A terra cria o alimento e suas árvores oferecem frutos e proteção. Os mares trazem a chuva que frutifica a terra. As fontes trazem água potável e o sol nos ilumina e nos alimenta. O sabor aperfeiçoado em nossas bocas fazem-nos perceber como são gostosos os seus frutos.

Mas...o ser humano, alheio a tudo isso, pratica o descarte desse amor criando negócios e depois vendendo-a, destruindo a Gaia que os sustenta. Qual o motivo de tanta crueldade consigo mesmo, afinal a natureza é a condição para nos dar vida.

“Necessário é preservar para não precisarmos nos mudar, mas... como seria isso? Mudar... para onde???”

Que no dia das mães desse ano de 2009, e durante todo este ano, todos, mães e filhos, possamos refletir no que estamos contribuindo para ajudar a nossa mãe natureza a ser preservada, pois na lei do retorno, se cuidamos dela, ela nos devolve com o sustento e a vida.

Chegou a hora de cuidarmos dela para não ficarmos órfãos.

Vejam a poesia que encontrei. Boa reflexão para todos!!!

Mãe Natureza

Mãe - Natureza,
Eterna beleza.
Mãe - Natureza,
Bela realeza;
Realeza das matas,
Da Fauna e da Flora,
Dos Bichos exóticos e conhecidos,
Do Mico Leão Dourado,
Da Águia Cinzenta,
Do Urso Panda,
Do Lobo Guará,
Da Lontra,
Do Nenê,
Do Dodô,
E do Cuco.
Do Peixe Boi,
Da Baleia Azul,
Da Ararinha Azul,
E da Arara Vermelha.
Da Ararinha Vermelha,
E do Papagaio ameaçado.
Do Jacaré de Papo Amarelo,
Do Tucano,Do Pirarucu,
Do Periquito Autraliano,
Do Boto,
Golfinho,
Da Tartaruga Marinha,
Do Tamanduá Bandeira,
Da Capivara,
Do Diabo da Tasmânia,
Do Kiwi,
Do Coala,
Do Ornintorrinco,
Do Canguru,
Da Iguana,
E o Resto da Fauna de Todo Mundo.
Precisamos mudar isso,
E eis a solução:Se ver num espelho...
Todos num espelho,
Grandioso espelho,
Que todos devem ver,
Para o mundo mudar.
Vamos mudar dessa pra melhor.
Estão caçando todo nosso alimento, Fauna.
Estão queimando nossa Vida, Oxigênio, Flora.
Pau-Brasil,
Ipê,
Cipó,
Toda Flora.
A Floresta Amazônica,
Litoral,
Costa,
Pantanal,
Toda Flora.

Nossas Águas,Nossas Vidas.
Estão Poluindo nossos Rios!
Tietê,
Tamandua
Teíe Pinheiros.
Vão invadir nossas matas,
Sujar nossas águas.
Adeus Rio Negro,
Rio Amazonas,
Solimões,
Paraguai,
Paraná,
Araguaia,
Tocantins.

Vão destruir Nossa Bacia Amazônica,
Nosso Grande Rio Amazonas,
Nosso Planalto das Guianas,
Nosso 13 de Março,
Pico da Bandeira,
Serra da Mantiqueira,
Pico da Bandeira,
Serra da Mantiqueira,
Serra da Diamantina,
Pico da Neblina.
Chapada de Guimarães,
Rio Negro e Rio Solimões.
Mas não vamos deixar isso acontecer,
Mesmo antes de Crescer.
Vamos proteger nossa Fauna e Flora,
Mãe-Natureza,
E transformar nosso planeta,
Num planeta Azul e Verde.

Autor: Eros Serster Prado Guimarães

domingo, 10 de maio de 2009

PMDB Socioabiental-RJ se reúne com o Dr. Eduardo Braga

Da esquerda para a direita: Fernando Pereira de Azevedo (Presidente do PMDB Socioambiental-RJ), Eduardo Braga(Presidente Nacional do PMDB Socioambiental e Governador do Amazonas) e Nayt Junior (Presidente do PMDB Afro-RJ).


A diretoria do PMDB Socioambiental-RJ (Fernando Pereira de Azevedo, Cristina Bezerra e Jorge Velloso) se reuniu no último dia 17 de Abril com o Presidente Nacional do PMDB Socioambiental, e também Governador do Estado do Amazonas, o Dr. Eduardo Braga, durante a realização do III Ciclo do Fórum dos Governadores. Nesta oportunidade, Braga parabenizou o núcleo do Rio de Janeiro, representado nesta oportunidade pelo seu presidente, o Sr. Fernando Pereira de Azevedo, pela criação do PMDB Socioambiental no Estado.

Durante a reunião, Braga reiterou a importância da atuação do PMDB Socioambiental no cenário nacional, através da formulação de políticas públicas e no combate ao aquecimento global. Vale ressaltar que o PMDB tem nos seus quadros 6 Ministros, 9 Governadores, 5 Vice-Governadores, 95 Deputados Federais, 19 Senadores, 172 Deputados Estaduais, 1201 Prefeitos (06 capitais), 910 Vice-Prefeitos e 8497 Vereadores Eleitos.

Após a reunião, Eduardo Braga proferiu brilhante palestra sobre a sua gestão a frente do Estado do Amazonas. Ao defender mais investimentos na chamada economia verde e na conseqüente valorização da floresta em pé, Braga lembrou que graças às iniciativas bem sucedidas colocadas em prática no Amazonas, que têm resultado na melhoria da qualidade de vida da população e possibilitaram a redução de 70% do índice de desmatamento no território amazonense, o Estado tem conquistado espaço no cenário nacional e internacional e novos investimentos. “O Amazonas é um dos Estados mais preservados da Amazônia e conta com 98% da sua cobertura vegetal preservada”, destacou, pontuando as políticas públicas que respeitam as peculiaridades da região e defendem a valorização dos povos da floresta.

Algumas fotos do evento:

Cristina Bezerra (Vice-Presidente do PMDB Socioambiental-RJ) e Eduardo Braga

Jorge Velloso (Coordendor Jurídico do PMDB Socioambiental-RJ)e Cristina Bezerra

Jorge Velloso e Fernando Azevedo

sábado, 9 de maio de 2009

1º Fórum Socioambiental do PMDB - RJ




PMDB SOCIOAMBIENTAL –RJ

1º FÓRUM REGIONAL SOCIOAMBIENTAL PMDB-RJ

No dia 01/06/2009 de 16:00h às 19:00h
Palestrantes:
NELSON RODRIGUES DOS REIS FILHO
Doutorando em Engenharia de Transportes e Meio Ambiente COPPE-UFRJ

LUCIANO BASTO OLIVEIRA
Doutor em Planejamento Energético
COPPE-UFRJ

Convidado Especial:
Anthony Garotinho

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 72 8º andar – Auditório - Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações e inscrições:
Secretaria da FUG - Telefones: 2524-0719 2524-0720
E-mail: PMDBSOCIOAMBIENTALRJ@YAHOO.COM.BR
Telefone de contato da coordenação: 9702-6866 Fernando Azevedo