domingo, 7 de junho de 2009

1º Fórum Socioambiental do PMDB-RJ foi um sucesso

Olá visitantes,

Tendo como pano de fundo o dia mundial do meio ambiente, comemorado em 05 de Junho, e também como um desdobramento para as propostas apresentadas ao congresso do PMDB-RJ, o PMDB Socioambiental-RJ realizou em 01 de Junho o 1.º Fórum Socioambiental do PMDB-RJ. O evento contou com a parceria da FUG-RJ, representado pelo seu presidente Profº Fernando Peregrino, e com o PMDB, representado pelo tesoureiro Carlos Carneiro.

O evento foi aberto pela vice-presidente do PMDB Socioambiental Cristina Bezerra, que abordou a importância da realização do fórum para o PMDB, bem como para a sociedade fluminense. Em seguida, coube ao presidente do PMDB Socioambiental-RJ, Fernando Pereira de Azevedo, apresentar os integrantes do PMDB Socioambiental-RJ, bem como o blog do PMDB Socioambiental-RJ. Em seguida, foram apresentados os convidados: o Prof.º Dr. Luciano Basto Oliveira(COPPE-UFRJ), o Prof.º Dr. Nelson Rodrigues dos Reis Filho e Nayt Jr.(Diretor de Projetos da FUG-RJ e presidente do PMDB AfroBrasileiro-RJ).

O primeiro palestrante, o Prof.º Dr. Luciano Basto, ministrou uma palestra sobre a sustentabilidade aplicada ao aproveitamento energético dos resíduos urbanos, as tecnologias viáveis para o Brasil e o potencial dos municípios do Rio de Janeiro governados pelo PMDB. Estabeleceu ainda um paralelo entre as vantagens e desvantagens acerca do aterro sanitário, e sua insustentabilidade ecológica por ser uma alternativa paleativa ao problema da administração dos resíduos sólidos.

Ofereceu como alternativa ao aterro sanitário, opção que vem sendo largamente utilizada pelo Governo Sérgio Cabral, um modelo que denominou como Unidade de Tratamento(UT). A UT vem sendo aplicada em países da União Européia (UE), e exemplares deste modelos foram implantados na Bélgica e na Espanha, com grande êxito. O seu sucesso deriva do aproveitamento integral dos resíduos sólidos, onde até o lixo inorgânico vira biomassa, ou seja, é transformado em energia.

Com o cruzamento de informações sobre a quantidade de lixo produzida pelos municípios do Rio de Janeiro, o Prof.º Luciano afirmou que poderiam ser construídas 4 unidades de tratamentos em consórcio apenas nos municípios governados pelo PMDB no Estado do Rio de Janeiro, e outras 5 no município do Rio de Janeiro.

Esta é uma proposta defendida pelo PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ!

O segundo palestrante, o Prof.º Dr. Nelson Reis (COPPE-UFRJ e presidente da OMA-BRASIL), continuou a discursar sobre a importância de uma alternativa sustentável para os lixões. Afirmou que a população que vive nos lixões, os denominados catadores de lixo, estão adoecendo e se transformado em vetores de várias doenças! Estão disputando sua sobrevivência com ratos, e quanto voltam para
suas casas, transmitem várias doenças para seus familiares e vizinhos.

Alertou sobre a importância do problema, e a quantidade de recursos que o Estado é obrigado a gastar com as pessoas que adquirem doenças direta ou indiretamente dos lixões. Solicitou ao PMDB Socioambiental-RJ ajuda para que providências sejam tomadas para solucionar ou minorar o problema.

Após a alarmante notícia, o Prof.º Nelson Reis continuou sua palestra falando sobre a reciclagem. Mostrou vários exemplos para o reaproveitamento de resíduos sólidos, como tijolos, sabão, camisas feitas de fibras de garrafa pet e outros muitos exemplos. Mostrou algumas experiências de consultorias realizadas pela OMA BRASIL, e parabenizou a iniciativa do PMDB SOCIOAMBIENTAL-RJ em promover um Fórum para a discussão de políticas públicas para o meio ambiente.

No final do evento foram firmados protocolos de compromisso e cooperação entre a OMA Brasil e o PMDB Socioambiental-RJ para que as idéias surgidas durante o fórum se transformem em ações concretas e iniciativas de políticas públicas.

Desta forma, o PMDB Socioambiental-RJ escreve um nova página na história do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, talvez a primeira no que diz respeito ao meio-ambiente, ao propor alterações graduais na matriz energética do Estado Rio de Janeiro, até chegar em 100% de energia limpa e renovável.

Saudações PMDBISTAS,
Fernando P. de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário