sábado, 11 de abril de 2009

Bandeiras do PMDB Socioambiental RJ

Preocupados com o aquecimento global e com tudo que dele se demanda, o Movimento Socioambiental do PMDB, movimento estadual composto de bases sensíveis as questões de meio ambiente, vai tentar interferir nos governos estaduais e municipais, através de representação e/ou qualquer outra forma que no momento seja aprovada pelo grupo e por seus conselheiros, com o objetivo de que o meio ambiente seja preservado, pois todos sabemos que sem o planeta, a vida como conhecemos, deixará de existir.

Objetivos específicos:

  • Participar efetivamente na orientação e busca de soluções, junto aos governantes, quanto aos diversos temas aqui citados e outros que porventura surjam através da necessidade e momento, e que estejam no campo de nossas preocupações ambientais: o avanço do gerenciamento de resíduo sólido e líquido (com a preocupação devida para CONSERVAÇÃO e GERAÇÃO de ENERGIA para redução das emissões decorrentes do tratamento de resíduos, trazendo, através de projetos, alternativas energéticas sustentáveis), saneamento básico, Rio Guandu, reflorestamento, limpeza dos manguezais, limpeza da Baia de Guanabara e cuidado com sua biodiversidade e com a boa pesca. Quanto a Cultura Ambiental e Educação Ambiental, estas duas sempre perpassando todas as outras.
  • Participar efetivamente da Educação Ambiental/Cultura Ambiental, como ação transversal, através de capacitação em ações comunitárias, eventos em escolas públicas e particulares, Associações de moradores, clubes e igrejas ou qualquer atividade que possa dar ao homem urbano uma cidadania preocupada com o nosso eixo temático. Cursos de capacitação deverão ser pensados por este grupo.
  • Promover eventos, em datas que evoquem temas ambientais, sejam datas de âmbito estadual, nacional ou internacional, no uso de espaços físicos municipais e estaduais, com o objetivo de conscientização da população quanto aos cuidados com o Meio Ambiente e a implementação de uma política de ações comunitárias que ajudem os governos a realizarem os objetivos.
  • Através de estudos e ações, dentro de uma práxis humanamente emancipatória, buscar orientações, através de teóricos e experiências vividas, com o propósito de inserir a classe trabalhadora num mercado ambiental que promova empregabilidade e reciclagem sem exploração do trabalhador, mas com o objetivo, conforme mencionado acima, com uma prática de emancipação humana.
  • Viabilizar políticas públicas que permitam, ao cidadão, praticar tudo aquilo que aprendeu, durante as ações emancipatórias, de forma que possa exercer, de forma mais consciente, a sua cidadania.
  • Criar junto aos governos estadual e municipal, através dos legislativos estadual e municipal, leis que facilitem a organização para viabilização de reciclagem de resíduos inertes, que ainda são muitos no Rio de Janeiro.

Algumas Políticas públicas que gostaríamos de implementar, a longo e curto prazo:

  1. Em vez de um muro para conter o crescimento de comunidades, o nosso objetivo é que, através de capacitação de moradores, haja plantação de palmito, que além de ser uma proposta sustentável, atinge diretamente o objetivo que o muro propõe.

  1. Preservação de nossas Reservas florestais no Rio de Janeiro, que hoje detêm uma biodiversidade 6 (seis) vezes maior que a da Floresta Amazônica.

  1. Quanto aos resíduos sólidos e líquidos, estimulamos a reciclagem através dos trabalhos artesãos, trabalhos arquitetônicos e Ecopolos, A implementação de caminhões para catação desses resíduos também estão num outro formato, bem diferente dos caminhões atuais e transformação de esgoto em biodísel, são alguns exemplos.

  1. Através da Educação e da Cultura Ambiental, uma nova educação voltada para o urbanismo, aproveitando o teatro, poesia, danças, folclore, plantio, alimento vivo e/ou qualquer outro instrumento cultural, com o objetivo de difundir as informações necessárias para essa modalidade educacional. Os instrumentos, as roupas e temas podem ser abordados com objetivo prático e de melhor resultado através da reciclagem contando com a criatividade e consciência.

  1. Ainda através da Educação Ambiental, cursos de capacitação para jardineiros, pescadores, viveiristas e o que for necessário dentro dos projetos emergentes.

  1. O Movimento pretende agir, conforme necessidade do momento, com a atuação efetiva em defender o eco-turismo nos bairros do Rio de Janeiro e cidades do interior, juntando nesses projetos: história, meio ambiente e geração de empregos.


Saudações PMDBistas
Fernando Azevedo
Presidente do PMDB Socioambiental-RJ

Um comentário:

  1. Isso mesmo, Fernando!

    Parabéns pela idéia do Blog. Aqui podemos mostrar aos leitores tudo o que pensamos e queremos. O grupo tem estado atento aos problemas de nossos governos.

    Quero deixar registrado que precisamos intervir no Projeto de Revitalização da área portuária. Como grupo, devemos estar cientes dos projetos que estão sendo encaminhados e escolher um para a nossa luta, como co-participantes do processo de emancipação econômica da Cidade do Rio de Janeiro, geração de rendas e um dos maiores polos de turismo do mundo, rico em beleza natural e com um povo receptivo e alegre.

    Portanto aí vai o meu chamamento para a integração de bases populares para o Movimento a favor do povo e do Estado do Rio de Janeiro.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir