sexta-feira, 24 de abril de 2009
Os conhecimentos tradicionais e o meio ambiente
Quando atuamos com o meio ambiente logo lembramos da fauna e da flora brasileira. Contudo, não podemos olvidar de outras questões pertinentes ao tema, como é o caso dos conhecimentos tradicionais.
Por conhecimentos tradicionais se entende o conjunto acumulado e dinâmico do saber teórico, a experiência prática e as representações que possuem os povos com vasta história de interação com seu meio natural. As comunidades tradicionais são formadas pelos povos indígenas, populações ribeirinhas, quilombolas, dentre outros.
Os chamados conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade são resultados de anos, décadas e até séculos de convivência de uma comunidade com o meio ambiente, por meio do uso sustentável de seus recursos, garantindo sua conservação para as gerações futuras e protegendo florestas, animais e tudo o mais que compõe a natureza.
Tais conhecimentos em nada ficam a dever aos conhecimentos científicos, que, por sua vez, se utilizam deles, conseguindo poupar, consideravelmente, tempo de pesquisa e dinheiro.
Esse conhecimento faz parte da cultura do povo brasileiro e é protegido pela Constituição Federal.
Para maiores informações acesse o site da Unesco
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas: perguntas e respostas
Fernando P. de Azevedo
Presidente do Pmdb Socioambiental-RJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário